Rádio Roraima

PLANEJAMENTO FAMILIAR | Sesau retoma cirurgias de vasectomia com convocação de pacientes em fila de espera

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sesau (Secretaria de Saúde) deu início neste mês à retomada de cirurgias de vasectomia com a convocação de pacientes em fila de espera. Os procedimentos serão realizados no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).  

 

O chamamento de 315 pacientes é mais um passo no propósito de ampliar os serviços de saúde na Rede Pública Estadual, conforme ressalta o secretário adjunto da pasta, Edson Castro.

 

“Esses pacientes já possuem o risco cirúrgico pré-operatório pronto e serão chamados para o procedimento que será feito no HGR. Anteriormente esse procedimento era feito no Centro de Referência de Saúde da Mulher, e agora será realizado às sextas-feiras no Hospital Geral”, destacou.

 

O secretário explicou ainda que, devido aos impactos da covid-19, a Sesau precisou priorizar a realização de procedimentos de grande porte, dada a sua prioridade de emergência. Com a diminuição progressiva da fila dos procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte, as cirurgias de vasectomia estão sendo retomadas aos poucos, com planejamento e responsabilidade.

 

“A retomada do procedimento é importante, pois nós tínhamos um programa de planejamento familiar disponível para a população, que precisou ser deixado em segundo plano por conta da necessidade de priorizar as cirurgias de grande porte”, pontuou.

 

COMO FUNCIONA?

 

A cirurgia de vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. Nela é interrompida a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que vão para a uretra, impedindo a gravidez. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação. 

 

Para uma boa recuperação, o paciente deve repousar, principalmente no dia do procedimento, sendo necessário um período de abstinência sexual, até que haja cicatrização da ferida operatória. O homem deve evitar esforço físico e repousar, em média, por dez dias.

 

“É um procedimento simples, em que o paciente na sua grande maioria recebe alta no mesmo dia, com poucas complicações”, completou Castro.

 

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método.

 

O paciente então é encaminhado para um especialista, que indica os exames pré-operatórios e orientações para a cirurgia. Como se trata de uma esterilização, os pacientes do SUS são submetidos a um questionário detalhado em um tempo de espera de 60 dias para refletirem sobre o assunto. Só depois desse prazo, se o homem continuar com a decisão, a cirurgia é agendada.