Terça, 26 Outubro 2021 19:09

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTEGRADO | Seed realiza evento para profissionais do Sul do Estado Destaque

Escrito por Mágida Azulay Khatab
ENCONTRO PEDAGÓGICO INTEGRADO | Seed realiza evento para profissionais do Sul do Estado Ascom/Seed

Com o objetivo de orientar os profissionais da educação que atuam nas escolas do interior do Estado sobre práticas docentes no período pós-pandemia, o Governo de Roraima, por meio da Seed, promove nesta quarta-feira, 27, o Encontro Pedagógico Integrado na Região Sul do Estado.

“Estamos retornando às aulas presenciais de forma gradual, escalonada e com responsabilidade. Esses encontros são importantes para fortalecer o vínculo com os professores e repassar orientações importantes para a melhoria do atendimento aos nossos alunos, principalmente com o retorno deles para o ambiente escolar”, destacou o governador Antonio Denarium.

As atividades serão concentradas na Escola Estadual João Rodrigues da Silva em São Luiz. Devem participar 87 profissionais que atuam nas escolas de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz.

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, os três municípios atendem juntos 2.519 estudantes distribuídos em 17 escolas. Destas, oito estão localizadas em áreas indígenas, duas em área rural e sete na área urbana.

“O encontro é direcionado para professores, coordenadores pedagógicos e gestores de nove escolas da região. Nosso objetivo é fortalecer a prática docente para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem”, explicou Milena Souza, diretora do DGE (Departamento de Gestão Escolar) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Vamos promover essa ação envolvendo nossos departamentos pedagógicos para levar orientações à gestão formal da escola, com o intuito de melhorar as práticas docentes para que venham refletir na ponta, com a melhoria dos nossos índices educacionais”, enfatizou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

A PROGRAMAÇÃO

A ação ocorrerá das 9h às 16h e envolve profissionais de quatro grandes departamentos da Seed. A programação será diversificada e abordará temas importantes no contexto pedagógico escolar, como o desenvolvimento socioemocional do aluno, processo de ensino aprendizagem para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e currículo contextualizado.

Também serão realizadas oficinas sobre o planejamento da prática docente, considerando os impactos da pandemia, metodologias e avaliação como melhoria dos processos de ensino.  Haverá ainda um momento para orientação, interação, dúvidas, contribuições e compartilhamento das produções.

Estes encontros estão previstos para ocorrer também em outros municípios do interior do Estado.