Rádio Roraima

NO HGR

Hemoraima realiza campanha para sensibilizar sociedade sobre reposição de sangue

A iniciativa ocorre em virtude do aumento de procedimentos eletivos no Estado

Compartilhe:

Foto: Secom/RR
O voluntário precisa direcionar a solicitação para a recepção do HGR. Após a doação, é necessário solicitar um atestado que deve ser entregue ao paciente internado na unidade hospitalar.

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou na manhã desta sexta-feira, 19, na recepção do HGR (Hospital Geral de Roraima), uma campanha para sensibilizar pacientes, visitantes e profissionais sobre a importância da doação de reposição.

A iniciativa ocorre em virtude do aumento de procedimentos eletivos no Estado, conforme explica a enfermeira do setor de captação de doadores da unidade, Liliana Bezerra.

“Em uma cirurgia eletiva é preciso da doação de pelo menos duas ou três pessoas para repor o sangue utilizado, por isso estamos aqui tentando mobilizar as pessoas para que as pessoas internadas no HGR precisando dessa doação consigam ter uma cirurgia tranquila”, disse.

A doação de reposição é um procedimento voluntário direcionado para atender a um paciente internado ou que se submeterá a uma cirurgia eletiva. Só em 2022, foram contabilizadas 4.570 doações.

Esses doadores geralmente são amigos ou familiares vinculados a um paciente internado que necessitará de transfusão imediata.

A microempresária Roseane Alves, de 36 anos, está acompanhando sua mãe, que fará uma cirurgia no HGR. Ela conta que já era uma doadora de reposição, inclusive em prol de uma outra cirurgia de sua mãe.

“É muito importante a doação de sangue, por isso eu sempre dou é sempre levanto essa campanha porque é de suma importância manter o hemocentro bem abastecido”, disse.

O voluntário precisa direcionar a solicitação para a recepção do HGR. Após a doação, é necessário solicitar um atestado que deve ser entregue ao paciente internado na unidade hospitalar.