Rádio Roraima

MEDIADORES DE LEITURA

Programa Caminhada Literária apoia projetos de professores que atuam em bibliotecas e salas de leitura

Foto: Ascom/Seed
O evento acontece no auditório do CEEPRR

Nesta quinta-feira, 9, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza o 1º Encontro de Mediadores de Leitura 2023, intitulado “Cada laço uma emoção” com a participação do bibliotecário estadual Walter Amorim. A ação faz parte do Pecali (Programa Estadual Caminhada Literária).

O evento acontece no auditório do CEEPRR (Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima), na avenida Chile, nº 593, bairro Caranã.

Este primeiro encontro faz parte das ações de formação continuada do programa e tem o objetivo de acolher os profissionais que atuam nas salas de leitura e bibliotecas das escolas para expor o Calendário Pecali 2023, dando suporte pedagógico para que os trabalhos e ações sejam realizadas com fluidez nas escolas.

“Queremos contribuir com a prática docente dos mediadores para que eles promovam o letramento literário, incentivando a leitura e a escrita dos estudantes da rede estadual de ensino”, explicou a coordenadora pedagógica do Pecali, Valdenize Cardoso.

Os professores que atuam nas escolas nos turnos matutino e noturno participarão do encontro das 8h às 11h, já os professores que atuam nos turnos vespertinos se encontrarão das 14h30 às 17h.

PROFICIÊNCIA

O Programa Caminhada Literária foi criado em 2008 pela Seed, com o objetivo de desenvolver estratégias de leitura junto aos professores e aprimorar a proficiência entre os alunos.

O programa oferece formação continuada aos professores mediadores de leitura promovendo ações pedagógicas aos profissionais que atuam em salas de leitura e bibliotecas dentro das escolas, disponibiliza assessoria direta, além de promover encontros e oficinas pedagógicas para o letramento literário.

O Pecali também estimula a leitura de obras regionais e trabalhos que envolvem a escrita, oratória, auxiliando também o desenvolvimento da noção de pertencimento através dos autores regionais.