Rádio Roraima

MARÇO MULHER

Governo de Roraima promove mês de agenda alusiva ao empoderamento feminino

O Governo executa uma grande programação nos municípios do interior do Estado e em Boa Vista

Compartilhe:

Divulgação/Fonte
Durante o mês de março, o Governo executa uma grande programação

 

O Governo de Roraima realiza, neste mês, o evento “Março Mulher”, com o objetivo de celebrar as lutas, conquistas e garantias de direitos das mulheres. A ação é feita em parceria com a Rede de Proteção às Mulheres de Roraima.

Durante o mês de março, o Governo executa uma grande programação nos municípios do interior do Estado e em Boa Vista, que vão de atendimentos, palestras sobre violência contra a mulher, oficinas de artesanato e de beleza até exposição e comercialização de produtos e serviços.

Nesta quarta-feira, 8,  Dia Internacional da Mulher, a CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres), da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), iniciou a agenda com o “Março Mulher: Feito por Elas”, que ocorreu na área externa do Pátio Roraima Shopping.

O evento contou com feira com exposição e comercialização de produtos e serviços conduzidos por mulheres, com destaque para o artesanato indígena, como panelas de barro e artesanato indígena warao, entre outras peças, além de espaço de beleza e passeata conjunta do Moto Clube Feminino Amazonas de Aço e as mototaxistas da Cooperativa Boa Vista.

EMPREENDEDORISMO

A beneficiária do Programa Potencializando Mulheres, Vitória Beatriz, foi uma das 70 mulheres que receberam financiamento do Governo de Roraima nesta quarta-feira. O Governo de Roraima liberou um total de R$ 300 mil na ação, que tem como foco a qualificação continuada de micro e pequenas empreendedoras roraimenses.

Ela afirmou que o programa foi importante, pois começou vendendo bolo de pote e hoje possui uma pequena empresa de bolos personalizados. “O Potencializando Mulheres impulsionou minha vida profissional, pois tive uma renda para dar continuidade e ampliar meu negócio, e realmente melhorou a minha condição financeira”, disse Vitória.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a data é um momento importante para celebrar e relembrar a força e a sensibilidade feminina dentro da sociedade e das mulheres em geral.

“Uma das grandes conquistas das mulheres nos últimos anos é o empreendedorismo feminino. Essas ações são exemplos de como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, elevando a autoestima e valorizando essas profissionais. O Governo tem um olhar especial para estas mulheres que trabalham, empreendem e crescem com Roraima”, declarou.

AGENDA EXTENSA

A coordenadora da CEPPM da Setrabes, Graça Policarpo, ressaltou que, durante o mês de março, será realizado uma grande agenda dedicada ao público feminino.

“Ônibus da Mulher vai percorrer alguns municípios de Roraima, oferecendo essa agenda em ação social itinerante, mas também vamos estar em alguns órgãos públicos e na zona rural de Boa Vista. É um momento em que diversas mulheres empreendedoras, mulheres indígenas e rurais trazem produtos para amostra e vendas. É uma celebração, empoderamento e valorização do trabalho que cada uma faz, além de gerar renda e sustento para as famílias delas”, ressaltou.

 

PROGRAMAÇÃO DO MARÇO MULHER 2023

 

Objetivo: Celebrar as lutas, conquistas e garantias dos direitos da mulher

 

 

DATA

 

 

HORÁRIO

 

 

LOCAL

 

 

ATIVIDADE

 

 

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL

 

 

10/03

 

 

08h -13h

 

 

Auditório Cível da DPE-RR

 

 

I Fórum de Combate à Violência Obstétrica do Estado de Roraima, #EmDefesaDelas. Inscrições através do QR Code ou link no banner digital

 

 

Evento organizado pela Defensoria Pública de Roraima e apoio do UNFPA.

 

 

15/03

 

 

08h

 

 

Município de Iracema

 

 

Ação social itinerante Ônibus da Mulher –  município de Iracema

 

 

CEPPM/Setrabes

 

Prefeitura de Iracema/ Secretaria de assistência social

 

 

17/03

 

 

09h

 

 

Bairro 13 de Setembro.

 

 

Ação social itinerante (voltada aos migrantes)

 

 

 

CEPPM/Setrabes ONU mulheres, Unfpa, e ACNUR

 

 

18/03

 

 

08h

 

 

CAS Vila Jardim – Bairro Cidade Satélite

 

 

Ação social itinerante Ônibus da Mulher

 

 

SETRABES /Roraima Energia

 

 

21/03

 

 

09h

 

 

PA Nova Amazônia, Polo Truaru

 

 

Ação Social Itinerante “Março Mulher “Feira com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar local.

 

Prestação de serviços à população com atendimento de saúde – clínico geral, atendimento psicológico.  Palestras sobre autonomia econômica e financeira da mulher, previdência social, marketing de vendas, educação financeira, oficinas de artesanatos diversos, cortes de cabelo e esmaltação, serviços e produtos de instituições parceiras. Projeto Par Rodada de conversa “homens unidos pelo fim da violência” – Projeto papo sério com Eles.

 

 

Associação dos Trabalhadores em regime familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia,  – Polo Truaru –  Governo de Roraima, por meio da Setrabes, através da coordenação estadual de políticas públicas para as mulheres, rede de atendimento à mulher.

 

 

22/03

 

 

13:30h-18h

 

 

UFRR

 

 

II Encontro de Mulheres Refugiadas e Migrantes do Norte.

 

Os objetivos são acompanhar os avanços e desafios elencados no I Encontro, em 2021, e promover a participação de mulheres em suas diversidades e singularidades focando a incidência em políticas públicas.

 

 

Programa Moverse

 

ONU Mulheres

 

UNFPA

 

ACNUR

 

 

23/03

 

 

08h

 

 

Ação na sede da Setrabes

 

 

Ação “Março Mulher” Ação social para servidores SETRABES com atendimentos médico e psicológico. Palestras sobre Direitos humanos das Mulheres, Violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas, empreendedorismo feminino. Rodada de conversa “homens unidos pelo fim da violência” – Projeto papo sério com Eles. Serviços de Autonomia Econômica com oficinas de beleza corte de cabelo e esmaltação. Projeto de defesa pessoal para mulheres “Faixa Rosa”. Feiras com exposição e comercialização de produtos e serviços.

 

 

CEPPM  – SETRABES

 

 

24/03

 

 

09h

 

 

Auditório da APICS

 

 

Mesa Redonda com o tema: “As mulheres dentro das instituições de Segurança Pública: reconhecendo, combatendo e prevenindo violências e violações de direitos”.

 

 

SESP com a participação do MPE e OAB Mulheres e CEPPM

 

 

31/03

 

 

15h-20h

 

 

 

 

“Março Mulher” Encontro Margaridas em Marcha. A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo e da floresta, promovida pela Contag, Federações e Sindicatos que se consolidou na agenda do MSTTR (Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e das organizações parceiras, movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras e centrais sindicais e organizações internacionais. O encontro faz parte da agenda do Março Mulher, que tem como objetivo apresentar a ação, divulgar e mobilizar a sociedade, o poder público e sociedade organizada, a participar das etapas de planejamento, organização e realização, juntamente com a Fetraferr (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais). O encontro acontece nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, e a meta é Roraima levar 100 mulheres.

 

 

Mulheres Margaridas CEPPM /FETRAFE.

 

 

Casa da Mulher Brasileira.