Rádio Roraima

JUNHO LILÁS | Em quatro meses, Maternidade contabiliza mais de 2 mil testes do pezinho

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O teste do pezinho é um dos diversos exames que os recém-nascidos devem realizar nos primeiros dias de vida para garantir que tenham um desenvolvimento saudável.

 

Para sensibilizar as famílias sobre a importância desse exame, foi criado no dia 06 de junho de 2007 o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída por meio da Lei nº 11.605, dando origem à campanha Junho Lilás.

 

De janeiro a maio deste ano, 2.096 exames foram realizados em bebês nascidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, considerada como a principal referência no atendimento materno no Estado.

 

“O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, sendo vital a sua realização para detectar várias patologias. Aqui no estado, o exame detecta até sete doenças que podem comprometer o crescimento de recém-nascidos”, destacou a técnica de enfermagem do HMI, Priscila Roland.

 

Com o primeiro filho no colo, a contadora Carla Mendonça, de 22 anos, revelou que dentro da unidade recebeu boas instruções, entre elas, a importância de levar o bebê para fazer o exame.

“Trouxemos o Theo [o bebê] logo para fazer o teste, que é muito importante nesse momento. Os médicos foram super atenciosos, explicaram tudo certinho e foi bem tranquilo”, ressaltou.

 

 SOBRE O EXAME

 

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido e é feito com sangue coletado do calcanhar do bebê. Permite identificar doenças graves metabólicas, enzimáticas e hereditárias, como o Hipertireoidismo Congênito, que é quando a glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônio.

 

Outras doenças detectáveis pelo exame incluem a Toxoplasmose Imunoglobulina M Neonatal (infecção no sistema nervoso e tecidos muscular e conjuntivo), a Tripsina Imuno Reativa (possível fibrose cística), o Hormônio Tireoestimulante e a Fenilcetonúria (doença do metabolismo).

 

Inclui também as Hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue), a Dosagem de Fenilalanina (associados a deficiência enzimática), 17 Alfa Hidroxi Progesterona Neonatal (doença genética autossômica) e a Deficiência Biotinidase (doença metabólica hereditária).

 

SERVIÇO

 

É importante lembrar que antes da alta hospitalar, as mães de recém-nascidos da Maternidade devem procurar a sala do teste do pezinho, que fica próxima a recepção. O teste também pode ser feito em qualquer posto de saúde do município.