Governo de Roraima realiza 1º Seminário Estadual de Construção de Organismos de Políticas Para as Mulheres

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), o 1º Seminário Estadual de Construção de Organismos de Políticas Públicas reuniu gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil do Estado de Roraima.

 

O objetivo principal do seminário foi discutir e planejar a efetivação das políticas públicas de garantia de direito das mulheres, com estimulo a criação de OPMS (Organismos de Políticas para as Mulheres), nos 15 municípios do Estado.

 

O evento que foi realizado nesta quinta-feira, 1º de junho, contribui com a integração de políticas públicas para as mulheres em todos os níveis da gestão pública. A programação contou com palestra, painel, debate, oficina, comercialização e vendas de produtos, mesa redonda e outras atividades.

 

A coordenadora-geral de Articulação com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Célia Watanabe, mencionou que o seminário é importante para discutir sobre os problemas relacionados à questão das mulheres e do fortalecimento das políticas públicas.

 

“O mais importante é construir esses espaços de interlocução dentro dos governos estaduais e municipais, que chamamos de Organismos de Políticas para as Mulheres, que pode ser uma secretária, diretoria, gerência, superintendência. O Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, está comprometido com esta ação em fazer esse diálogo interfederativo para que possamos avançar e apoiar as iniciativas dos Estados e municípios no fortalecimento de políticas públicas”, afirmou.

 

A secretária, Tânia Soares reforçou que o evento é muito importante no intuito de debater sobre a integração das políticas públicas voltadas às mulheres com o objetivo de garantir direitos e combater todas as formas de violência.

 

“Pensar na proteção e segurança para as mulheres do Estado de Roraima é uma ferramenta importante, o seminário contribui para estimular a criação de Organismos de políticas para as mulheres nos municípios, além da integração, troca de experiências e o fortalecimento da rede de proteção as mulheres”, finalizou.

 

A coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Graça Policarpo, relatou que a  temática do evento se justifica no sentido de estimular a criação de novos organismos de políticas para as mulheres nos municípios de Roraima, em razão do Estado  dispor de um único organismo de atendimento às mulheres vítimas de violência  subordinada a estrutura da Setrabes.

 

“Considerando que o Ministério das Mulheres vem realizando os Fóruns  estaduais, o momento é oportuno para reunirmos estes agentes públicos e a sociedade civil para debatermos de forma conjunta a ampliação de núcleos de atendimentos nos municípios”, disse.