Rádio Roraima

GESTÃO PARTICIPATIVO | Aberta a votação para Programas do Governo Federal no PPA

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O PPA (Plano Plurianual Participativo) está com votação aberta para a escolha de Programas do Governo Federal.  A Plataforma terá o login único e todos que possuem cadastro na ferramenta GOV podem participar.

 

“Em Roraima estamos lançando propostas para serem submetidas à plenária que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 02 de junho, das 10h às 13h no Teatro Municipal de Boa Vista. É muito importante a participação de todos, principalmente votando nas propostas que lhe julgar mais relevantes para o nosso Estado”, disse o secretário adjunto de Educação Básica da Seed, Semaias Alexandre Silva.

 

No Eixo Educação a equipe elaborou um plano para o fortalecimento da educação indígena em Roraima com a justificativa de que a Construção de Escolas nas comunidades Indígenas Yanomami e na Raposa Serra do Sol, atualmente, 151 escolas não possuem prédios.

 

Os alunos assistem aulas em barracões cobertos de palhas, ou feitos de taipa, sem piso, parede e infraestrutura nenhuma de escola, como salas de aula, refeitório, cozinha e banheiros. Com o plano mais de 150 comunidades indígenas serão beneficiadas com as construções.

 

Para votar no Eixo Educação acesse: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/1874.

 

 

PLENÁRIA ESTADUAL E O PPA

 

A Plenária Estadual acontece na próxima sexta-feira, 02 de junho, das 10h às 13h no Teatro Municipal de Boa Vista. Com o PPA, o Governo Federal terá subsídios e uma base concreta de informações para a construção de um documento que verdadeiramente atenda a população.

 

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento estratégico das ações de Governo para um período de quatro anos, que visa uma maior integração das atividades públicas, evitando a duplicidade de ações e fortalecendo mecanismos de intervenção por meio da avaliação dos resultados. O PPA está previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 165.

 

A Educação é contemplada no PPA com cinco programas específicos: 1) Desenvolvimento da Educação Profissional, 2) Qualificação Profissional, 3) Desenvolvimento do Esporte e Lazer, 4) Desenvolvimento da Educação Básica e 5) Desenvolvimento da Educação Superior.

 

Mais Planos estão em votação

 

Outros planos do Governo de Roraima que podem ser votados são para a conservação da BR-174 sentido Venezuela, que pode ser votado pelo link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/1849    e a  Interligação do sistema nacional por meio da linha de transmissão (linhão de Tucuruí) com 715km de extensão entre os Estados do Amazonas e Roraima podendo ser votado através do link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/1872.