Rádio Roraima

FAÇA BONITO 2023

Alunos do Colégio Vitória Mota Cruz realizam campanha de combate ao abuso sexual

Para casos em que possam existir situações de vulnerabilidade, identificados pela orientação educacional

Compartilhe:

Foto: Secom/RR
A Dipse trabalha sobre o olhar acolhedor e no encaminhamento aos profissionais de apoio emocional e denúncia.

Os alunos do Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz, localizado no bairro Paraviana, em Boa Vista, participaram de uma semana de atividades especiais dedicadas à campanha nacional “Faça Bonito”, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante toda a semana, a escola foi transformada em um ambiente de conscientização e aprendizado para os estudantes.

Alícia Cristina, aluna do 6º ano, foi uma das jovens que participou ativamente das atividades e foi impactada pelas lições que aprendeu. “Eu aprendi que o abuso é uma situação horrível e, se acontecesse comigo, eu contaria para os meus pais ou a minha avó para fazerem um boletim de ocorrência e denunciaria ligando para o Disque 100. Também aprendemos onde podem nos tocar e onde não podem”, disse.

A iniciativa é um exemplo de como a educação pode ser transformadora quando utilizada como ferramenta para conscientização e mobilização social.

Além disso, os alunos foram orientados sobre como prevenir uma situação de vulnerabilidade e como denunciar abusos, caso ocorram, entre amigos ou na família. As orientações foram transmitidas de forma didática, através das cores do semáforo, em que a cor verde indica que pode tocar; a cor amarela indica atenção; e a cor vermelha significa local proibido para toque sem permissão.

“É um alerta para os pais sobre o cuidado com seus filhos quando crianças ou adolescentes. Temos como meta atingir mais alunos por meio do Maio Laranja”, explicou a orientadora educacional da Escola, Maria do Socorro de Souza.

Para casos em que possam existir situações de vulnerabilidade, identificados pela orientação educacional, a unidade iniciou um trabalho minucioso de busca e acolhimento em parceria com psicólogos e psicopedagogos da Dipse (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“A Dipse trabalha sobre o olhar acolhedor e no encaminhamento aos profissionais de apoio emocional e denúncia. As escolas, com seus orientadores educacionais, realizam o atendimento primário e nós não aprofundamos esse sofrimento, porém, quando a criança continua sem um bom desempenho escolar, está apática e sem interação social, nós agimos com rapidez”, ressaltou a psicopedagoga da Divisão, Crisélia Costa.