Rádio Roraima

|EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Governo de Roraima empossa 70 novos professores indígenas

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

“Estou muito feliz porque agora sou professor indígena efetivo do Governo de Roraima. Espero que outros concursos aconteçam para que eles [indígenas] fiquem tão felizes quanto eu”.  Com essas palavras emocionadas, Honésimo da Silva Peixoto, formado em Pedagogia, foi empossado como professor indígena dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede estadual de ensino no município de Amajari.

 

Honésimo é um dos 117 professores aprovados no Concurso Público Específico e Diferenciado para Professores Indígenas promovido pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e convocados a tomarem posse nesta terça-feira, dia 06. A cerimônia ocorreu no Auditório da Faculdades Cathedral, no bairro Caçari.

 

Do total de convocados, 70 apresentaram-se aptos à posse. “É um momento especial. É o momento que o Governo de Roraima vai dar estabilidade, condição de planejamento, e, consequentemente, segurança para os novos professores ministrarem as aulas nas comunidades indígenas”, destacou o chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, que no ato representou o governador Antonio Denarium.

 

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, ressaltou que o Governo do Estado está investindo massivamente na educação indígena, com foco na melhoria dos prédios escolares e contratação de novos professores aprovados em concurso público, bem como aquisição de material pedagógico para a comunidade escolar.

 

“A atual gestão do Governo do Estado tem sido uma referência construindo marcos históricos para Roraima. E não poderia ser diferente na Educação indígena. Esse é o governo que está reconstruindo a educação. Pegamos um Estado com todas as escolas sucateadas e já foram reformadas ou revitalizadas quase 50”, disse Nonato.

 

A defensora Pública Lenir Rodrigues destinou, enquanto deputada estadual, emenda parlamentar para a realização do concurso. “A educação escolar indígena específica e diferenciada, fortalece o protagonismo das lideranças nas comunidades, propondo metas e objetivos expostos no Plano Estadual de Educação”, disse.

 

Segundo ela, uma professora ou um professor que tem compromisso com a educação, se apresenta dignamente na comunidade, contribui nas ações coletivas, realiza o trabalho a partir de um planejamento dentro da realidade escolar com comprometimento.

 

MAIS PROFESSOR EM SALA DE AULA

 

Esta é a terceira convocação do Concurso Público do Magistério da Educação Indígena e a rede estadual de ensino passa a contar com 726 novos professores no quadro efetivo.

 

Os novos docentes empossados vão reforçar o atendimento educacional nas escolas dos municípios de Alto legre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Normandia e Pacaraima.

 

A professora de Geografia, Edilamar Duarte, do município de Cantá, está sentindo realizada com a posse em um concurso público específico para pessoas indígenas. “Me sinto realizada. Por seis anos me preparei para este momento onde posso dizer que sou concursada pública e trabalharei para a minha comunidade”, disse, entusiasmada.

 

Novos professores serão lotados nesta quarta-feira

 

A lotação dos novos professores para atuação em sala de aula será imediata e ocorrerá nesta quarta-feira, dia 07 no DRH (Departamento de Recursos Humanos) da Seed, localizada na rua Barão do Rio Branco, N° 1.495, Centro.

 

Os 70 novos professores serão atendidos em um único dia, de acordo com a ordem de classificação por município e disciplina.