Rádio Roraima

CONTROLE E LOGÍSTICA | Sesau participa de congresso nacional sobre assistência farmacêutica hospitalar

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sesau (Secretaria de Saúde) de Roraima participou da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, realizado no período de quinta, dia 1º, a sábado, 3, na cidade de Gramado (RS). O evento discutiu os ecossistemas de inovação nos processos de cuidado, valor em saúde e ações sustentáveis na área farmacêutica no contexto da gestão hospitalar.

 

Os representantes roraimenses no congresso foram o coordenador-geral de Assistência Farmacêutica da Sesau, Charles Gonçalves, e os farmacêuticos Paula Costa, Rafael Lopes e Izabele Brandão.

 

Eles apresentaram os trabalhos que a pasta desenvolveu no mapeamento e logística dos medicamentos para minimizar os efeitos da crise sanitária que afetou os indígenas da etnia Yanomami.

 

“Durante a crise, nós da CGAF nos voluntariamos, ajudando essas comunidades indígenas, trabalhando no mapeamento de toda dificuldade que eles tinham com relação a logística de medicamentos no território”, explicou Gonçalves.

 

Para o projeto, a equipe da assistência farmacêutica da Sesau estabeleceu um plano de ação que listava medicamentos e materiais hospitalares a serem enviados à população Yanomami.

 

“Fizemos esse mapeamento, verificamos e auxiliamos eles na questão do controle, do armazenamento, do transporte e da distribuição desses medicamentos. Hoje nós colhemos os resultados desse enfrentamento em que o Estado foi parceiro da União juntamente com outros órgãos”, completou o coordenador da CGAF.