Rádio Roraima

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

3ª CECTI inicia em Roraima destacando participação popular em novas políticas públicas  

Iniciou na noite desta quinta-feira, 21, a 3ª Cecti-RR (Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) com o tema “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido'”.

Compartilhe:

Foto: Divulgação
Representando o governador Antonio Denarium, o secretário Marcio Grangeiro enfatizou sobre a importância da Conferência Estadual.

Iniciou na noite desta quinta-feira, 21, a 3ª Cecti-RR (Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) com o tema “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido’”.

A abertura do encontro aconteceu no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), e contou com a presença de pesquisadores, gestores, empresários, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, o professor e vice-reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Silvestre Nóbrega, palestrou sobre Democracia e Acesso à CT&I, destacando pontos reflexivos com a participação popular para promover um futuro inclusivo e com equidade.

“A ciência e a tecnologia formam uma combinação poderosa que impulsiona o progresso humano, com a ciência fornecendo o conhecimento fundamental e a tecnologia usando esse conhecimento para criar inovações práticas que melhoram a qualidade de vida, impulsionam a economia e resolvem problemas complexos”, destacou o vice-reitor da UFRR.

Representando o governador Antonio Denarium, o secretário Marcio Grangeiro enfatizou sobre a importância da Conferência Estadual.

“Esse é um passo considerável para construirmos ideias inovadoras, buscando transformar ainda mais o nosso Estado por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação, levando em consideração as potencialidades de Roraima nesse processo de desenvolvimento alicerçado também ao Plano Roraima 2030 sob o eixo sustentável”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Também participando do encontro, o coordenador geral de Defesa do Clima, Márcio Rosas, veio a Roraima representando o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). “O enfrentamento da mudança climática é um fator que necessariamente também passa pela ciência e tecnologia. Nesse intuito, a realização da Cecti-RR é uma excelente oportunidade para o fomento de novas políticas públicas estruturantes para o Brasil com ampla participação social, diante das diferentes realidades climáticas vivenciadas pela população”, frisou.

A programação da 3ª Cecti-RR continua nesta sexta-feira, 22, articulando diferentes propostas com mais de 250 participantes trabalhando temas estratégicos, segmentados em quatro eixos.

As propostas geradas durante a conferência serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília.

O documento contribuirá para a elaboração da ENCTI (Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 22

8h – Abertura

8h20 – Palestra: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: diagnóstico e prognóstico da ciência em Roraima, como contribuir localmente.

8h50 – Palestra: Setores produtivos e apoio à inovação nas empresas: os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação aos setores produtivos.

9h20 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos: perspectivas socioculturais na transfronteira.

9h50 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: segurança alimentar de populações vulneráveis.

10h – Intervalo

10h20 – Grupos de Trabalho

12h – Intervalo

14h – Grupos de Trabalho

17h – Apresentação Geral das Propostas

18h – Encerramento

REALIZAÇÃO

Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima).

PARCEIROS

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e FCTI-RR (Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima).

APOIO

Confap (Conselho Nacional da Fundação de Amparo à Pesquisa), Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova ENCTI que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.