Quinta, 10 Junho 2021 15:01

Governo promove capacitação para gestores sobre elaboração do PPA Destaque

Escrito por Maria Fernanda Azevedo
Governo promove capacitação para gestores sobre elaboração do PPA Secom-RR

O Governo de Roraima, por meio da Seampu (Secretaria de Articulação Municipal e Política Urbana), promove nos dias 11, 18 e 25 de junho, no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) de 08h às 12h e de 14h às 18h, uma capacitação para servidores municipais das prefeituras do interior do Estado que atuam diretamente na elaboração do Plano Plurianual dos Municípios (PPA).

A ação faz parte do projeto ‘Apoio ao Planejamento Plurianual dos Municípios’ lançado pela Seampu, que busca orientar tecnicamente, com a parceria da Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento), na construção de todas as ferramentas que compõem o ciclo orçamentário dos Municípios Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Queremos contribuir com o desenvolvimento do plano de ações dentro da gestão municipalista traçando metas que levem ao aumento da eficiência econômica, e que promovam a geração de renda e qualidade de vida à população”, destacou a diretora de Projetos da Seampu, Angélica Silva.

O curso será ministrado pela Mestre em Auditoria e Perícia, Célia Maria de Lima dos Santos, que é graduada em Contabilidade e professora da Uerr. Ao final, todos os participantes receberão certificado digital.

Serão capacitados dois servidores por cada município, devido ao número limitado de vagas a fim de evitar aglomeração. Inclusive, durante os encontros, serão adotadas todas as medidas de prevenção e higiene, com disponibilização de álcool em gel, máscaras e distanciamento entre as cadeiras.

O secretário da Seampu, Luciano Castro, ressaltou que a capacitação propõe direcionar gestores e técnicos municipais, a respeito da importância do planejamento nas ações do governo, com foco em identificar as necessidades de adequações do PPA das prefeituras, para operacionalizar o orçamento público de forma mais eficaz.

“Nosso objetivo é alinhar conhecimento sobre novas técnicas na área de elaboração de PPA. É sempre bom trazer novas perspectivas, novas premissas e isso tem que ser feito com responsabilidade em atender cada dia melhor a população roraimense, essa é a intenção do governador Antonio Denarium”, afirmou.

Conforme o secretário da Seplan, Emerson Baú, para que o poder público execute suas ações, é necessário que haja um planejamento consistente, que estabeleça com clareza as prioridades da gestão.

“É fundamental que possamos construir estratégias, metas e diretrizes de políticas públicas, com ações exequíveis, e que atendam os anseios da sociedade, dentro de um orçamento proposto. Por isso, é fundamental que estejamos alinhados e sintonizados por intermédio de capacitações como esta”, frisou.

O PLANO PLURIANUAL

É o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do Governo em programas que resultem em bens e serviços para a população e de suporte ao funcionamento da administração.