Domingo, 08 Dezembro 2019 13:27

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo faz TCC sobre reforma de Parque de Exposições Destaque

Escrito por ISAQUE SANTIAGO

A jovem graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Raquel Almeida, apresentou para os servidores da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) defendido na instituição de ensino na semana passada. O TCC abordou a reforma do Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na zona rural de Boa Vista, no sentido norte da BR-174.

O que motivou Raquel a escolher a renovação do Parque de Exposições Dandãezinho como tema para o TCC foi a ligação emocional que possui com o local. A família dela possui um sítio nas proximidades e, além disso, ela sempre frequentou as feiras agropecuárias e competições realizadas naquele ambiente.

Para dar início ao trabalho, ela fez estudos de campo, consultou a Seapa e conversou com servidores que trabalham no local para verificar de perto as reais necessidades e o que seria necessário para atender todas elas. “É um local que na minha infância toda eu sempre passei por ali e sempre vi aquele espaço como uma área que podia ser melhorada, que podia contribuir para alavancar a questão do agronegócio, atividade que hoje está em alta em Roraima. É um local que pode contribuir para melhorar a economia do Estado”, pontuou.

Um dos pontos levados em consideração por Raquel na elaboração do projeto foi proporcionar funcionalidade para o Parque de Exposições ao longo do ano, não somente em épocas de feiras agropecuárias e competições. “No projeto, contemplei estruturas com salas de aula para promover cursos, palestras e aulas práticas. Também coloquei uma arena de rodeio que pode ser utilizada como pista para provas de laço e tambor e também como um espaço para shows”, detalhou.

O projeto também contempla pistas de competição, tanto para vaquejada como para corrida de cavalo, áreas de exposição de animais, praça de alimentação, alojamentos, espaço para leilões, salas de agronegócios, entre outras estruturas.

A engenheira agrônoma Audrey Nery Ferreira, da Seapa, assistiu a apresentação e pôde ver de perto as melhorias propostas por Raquel. Ela acredita que um dos papéis da UFRR é atender a sociedade com pesquisas e projetos. “Esse projeto é um exemplo do que a universidade pode oferecer. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico podem atravessar os muros da instituição e serem úteis para a sociedade. É muito importante essa integração”, disse.

Coordenadora do grupo técnico de projetos, Maria Santina, frisou que uma das funções do setor é buscar recursos para execução de obras e projetos da Seapa. Ela lembrou que a reforma do Parque de Exposições já tinha sido debatida. “Nós já havíamos conversado sobre isso, mas nunca tínhamos dado um pontapé inicial. Vendo essa apresentação, esse projeto, ficamos admirados e podemos buscar recursos para executá-lo, tornando o parque mais utilizado pela população”, disse.